Plenária da Convenção Internacional foi transmitida ao vivo

A primeira transmissão ao vivo de uma plenária da Convenção do RI começou foi ao ar às 23:15 desta segunda-feira 07/05, horário de Brasília (9:15 às 11:45 de 08/05 no horário de Bangkok).

A sessão transmitida foi a terceira plenária da Convenção Internacional que acontece em Bangkok, na Tailândia. Rotarianos do mundo inteiro puderam compartilhar ao vivo com os participantes da Convenção os marcos que o Rotary alcançou na erradicação da pólio!

A plenária contou com uma gravação de um pronunciamento de Bill Gates, agradecendo aos rotarianos por terem cumprido a meta no desafio de 200 milhões, e teve diversos painelistas apresentando os progessos significativos ocorridos no combate à Polio, como a sua eliminação na Índia, e os desafios a ainda a serem percorridos nesta etapa final.

Na apresentação de Gates os rotarianos foram elogiados pela superação do Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary, lançado para equiparar parte da doação de $355 milhões feita pela Fundação Bill e Melinda Gates. Também foi celebrada a remoção da Índia em fevereiro da lista de países endêmicos da pólio, que agora ficou restrita a somente três países.

O trabalho não está completo, pois a pólio ainda não foi erradicada, ressaltou John F. Germ, presidente da Comissão do Desafio do Rotary. Os clubes estão planejando campanhas de arrecadação de fundos para os próximos anos.

Germ anunciou que até 4 de maio havia sido arrecadado $215,7 milhões ao Desafio, que termina em junho. Contudo, com a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio enfrentando o problema de falta de verbas a partir de 2012, é de suma importância que os clubes e distritos continuem pensando em maneiras criativas de arrecadar fundos para a erradicação da pólio.

Emergência em saúde pública

Segundo Bruce Aylward, diretor-geral-adjunto da OMS para casos de emergência, colaboração entre países e pólio, a remoção da Índia da lista de países endêmicos da poliomielite é talvez o marco mais importante até hoje na longa jornada à erradicação.

Surtos de pólio na Nigéria, Paquistão, Afeganistão e mais recentemente na China, Congo e Tajiquistão serviram de alerta sobre a importância de se eliminar a doença de uma vez por todas. Ele mencionou que 192 ministros da saúde irão se reunir na semana que vem para declarar que a pólio é uma emergência em saúde pública.

A filantropista indiana Rajashree Birla doou mais de $4,2 milhões à Fundação Rotária para a erradicação da pólio. Ela e seu filho, Kumar Mangalam, estão à frente do Aditya Birla Group, uma das maiores empresas da Índia, graças ao trabalho do seu saudoso marido, Aditya.

Quando uma corporação se esforça para solucionar problemas sociais ela está indiretamente estimulando seu próprio progresso. Todos ganham quando líderes de negócios fazem doações e cuidam de suas comunidades.

O ex-bolsista da Fundação, John Skerrit, recebeu o Prêmio por Serviços à Humanidade de 2011-12 das mãos do chair do Conselho de Curadores, William (Bill) Boyd.

As bolsas do Rotary propagam compreensão internacional, disse Skerritt.

Bill Boyd comentou sobre a diferença que a Fundação faz diariamente.

Quando rotarianos solucionam um problema hídrico em um vilarejo, isto significa que muitas mulheres deixam de gastar diariamente três horas transportando água suja. Com isto elas podem se ocupar com outras coisas, as crianças não ficam mais doentes e deixam de faltar à escola.

Amanda Martin, que estudou no Centro Rotary pela Paz da Chulalongkorn University em Bangcoc, disse que seu trabalho como coordenadora de saúde pública e professora em um campo de refugiados na fronteira da Tailândia e Myanmar é recompensador.

O Rotary fez uma grande diferença em minha vida e eu em troca consigo fazer algo bom para meus estudantes e as diversas pessoas carentes às quais servimos, disse Martin.

Fonte: Rotary International

http://www.rotary4420.org.br/1112/N652

Fotos

Localizar site dos clubes